Políticas Públicas

Programa Nova Chance

Proposta da Residência Educação para a ressocialização da população carcerária nos Presídios Brasileiros

O sistema prisional brasileiro não consegue atingir o seu principal objetivo que é a ressocialização de seus internos.

O Programa NOVA CHANCE – Educação em Presídios propõe a ressocialização por meio de tecnologia e inclusão pela educação com foco na QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, com a garantia de uma escola devidamente legalizada que atuará na capacitação de milhares de presos.
A situação carcerária no Brasil tem sido discutida e estudada quanto à verdadeira razão de sua existência: ressocializar indivíduos que cometem crimes, para que, após o cumprimento da pena, possam voltar ao convívio em nossa sociedade.

A Lei de Execução Penal garante aos presos a remissão de um dia de pena a cada doze horas estudadas; no entanto, este recurso não tem sido explorado diante da ausência de políticas públicas adequadas. Tais políticas devem observar a economia de escala e escopo quando da criação de projetos, observando sempre a possibilidade concreta de viabilização, ou seja, deve-se buscar fazer mais com menos.
Sob essa perspectiva, e com base nas experiências de outros países que adotaram programas similares, garante-se economia ao erário público, menor índice de reincidência criminal e cidadãos devidamente reintegrados à vida em sociedade.
Desse modo, entendemos que, para atender a perspectiva educacional prisional com foco na ressocialização dos indivíduos, é fundamental estabelecer um modelo de educação que promova aqueles direitos que a eles não foram cerceados, mesmo em condições de privação de liberdade, alicerçado na aprendizagem significativa.

O BRASIL
TEM PRESSA

Como começar a mudar a realidade?

Como quebrar paradigmas?

PROEJA

Oportunidade para melhorar a qualidade de ensino do tradicional EJA, reparando, equalizando e qualificando Jovens e Adultos que não tiveram acesso ao ensino na idade apropriada e inserindo-os no mercado de trabalho.

Este novo modelo traz a possibilidade da redução da evasão, que atualmente é de mais de 60%, ou seja, cai evasão, melhora a arrecadação de recursos para Estados e Municípios, através do FUNDEB, em um momento de grande instabilidade financeira em todo país.

Por que implantar o PROEJA?

ATENDER O PLANO DE EDUCAÇÃO 2015 À 2025 – Lei assinada por estados, municípios, visando atingir 20 metas na área da educação

SEM QUALIDADE E PERDE RECEITA – O EJA tradicional tem uma evasão muito grande, ultrapassando os 60%, pois os Jovens e Adultos já passaram da idade, precisam ter atratividade, e ele não traz nada de diferente. Com a evasão o município perde receita, pois o FUNDEB não paga

QUALIDADE E MANTÉM RECEITA – O PROEJA traz atratividade, incluindo uma Qualificação Profissional que leva a uma capacitação a esse Jovem Adulto, diminuindo a evasão, mantendo receita e atendendo o PME acima

QUALIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS – Nosso sistema possibilida a inclusão de até 20% dos conteúdos mediados por tecnologia, sendo considerado presencial. Com isso a redução de até 20% da folha de pagamento com o PROEJA

Torne-se um parceiro da Residência Educação

Somos a maior rede de educação profissional do Brasil e impactamos milhares de jovens adultos em todo o país. Venha fazer parte do nosso time!

Impacto Social

A área de Impacto Social do grupo RESIDÊNCIA EDUCAÇÃO coordena, monitora e consolida as ações sociais do grupo. Nossas iniciativas de impacto social ocorrem de diversas formas, podendo ser realizadas via parceiros ou internamente.

Conheça nossa Metodologia e Tecnologia

Algumas de nossas ações

Plano de Ação do Governo Federal para gerar emprego e renda para beneficiários do BOLSA FAMÍLIA. DOAÇÃO > 1.000.000 Vagas para Cursos Profissionalizantes

Plano de Ação do Governo Federal visando a profissionalização de Jovens. DOAÇÃO > 1.000.000 Vagas para Cursos Profissionalizantes

Caso queira saber mais, escreva para:

impactosocial@residenciaeducacao.com.br